Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Da série A FOBIA DOS SIGNOS.

Geminianos têm medo de quê? (2)

Nicole Kidman (20/06) já apareceu no nosso blog aqui, mas ela não poderia deixar de constar também da compilação de fobias estranhas. Nascida no Havaí por acaso, quando seus pais passavam lá uma temporada de estudos, ela cresceu na Austrália e foi nesse país que iniciou a carreira de atriz, trabalhando tanto na TV como no cinema, até ser descoberta por Hollywood nos anos 80.




Agora, o curioso: oito das aranhas mais letais do mundo são nativas da Austrália, entre elas as temíveis aranha-teia-de-funil...




 ... e a redback, encontradas também em zonas urbanas.




A Austrália também é o lar do ser vivo mais venenoso do planeta, a vespa-do-mar, que mata uma pessoa em 2 minutos. Uma só delas carrega veneno para liquidar 60 homens e basta o contato superficial com um de seus tentáculos para o veneno entrar na corrente sanguínea.




O segundo ser mais venenoso do planeta também habita os mares da Austrália: o polvo-de-anéis-azuis. Seu poderoso veneno é produzido por glândulas localizadas junto à boca e é introduzido na vítima pela mordida (uma única contém veneno suficiente para causar a morte de 26 pessoas)Sua toxina mata por asfixia em meia hora e não há antídoto para ela. 




Nas águas australianas do norte, outro grande perigo se esconde em uma criatura de apenas 2,5 centímetros, a água-viva irukandji. Praticamente invisível na água devido ao seu diminuto tamanho, ela já ocasionou a morte de muitos banhistas em questão de dias, pois os sintomas demoram a aparecer e são confundidos com outros desequilíbrios orgânicos. É considerada o menor animal capaz de matar um ser humano adulto. 




Na categoria peixes, adivinhe só? A Austrália tem o mais venenoso do mundo: o peixe-pedra, que se esconde nos corais e possui 13 espinhos mortíferos no dorso, que podem matar uma pessoa em até 2 horas (com dores excruciantes). Com sorte, a pessoa escapa com uma amputação do membro atingido.




Ainda nos mares, na Austrália é comum o tubarão-cabeça-chata, que tem a mordida mais forte entre todos os tubarões, mais forte até que a do tubarão branco. Pode atacar mesmo em águas rasas e enseadas protegidas. 



E a Austrália também tem algumas das cobras mais venenosas da Terra. A proporção é a mesma das aranhas: das 10 cobras terrestres mais letais do mundo, oito são australianas e ocupam direto, em periculosidade, as 6 primeiras posições. 

A cobra taipan lidera a lista e sua picada pode matar em apenas 30 minutos. O veneno de um filhote é suficiente para matar 100 homens. O soro antiofídico específico para ela só foi obtido em 1956. Antes disso, as mordidas de suas longas presas (13mm) foram invariavelmente fatais e causaram incontáveis vítimas. 




A cobra-marrom, cujo veneno é considerado o segundo mais tóxico nessa lista, é responsável ​​por mais mortes todos os anos na Austrália do que todas as outras cobras juntas. Para piorar as coisas, elas podem ser encontradas em áreas povoadas. Embora haja antídoto para sua peçonha, as vítimas podem entrar em colapso em questão de minutos.




Em terceiro lugar, temos a serpente-tigre, cuja mordida pode levar um ser humano à morte entre 6 e 24 horas. Seu veneno é  neurotóxico, ou seja, ataca o sistema nervoso central. Ele também provoca coágulos sanguíneos, desintegra o tecido muscular e leva à falência renal.




Outro destaque fica por conta da cobra-da-morte. Seu veneno possui uma neurotoxina que causa paralisia ou mesmo a morte, em até 6 horas. Tem o bote mais rápido entre as cobras de todo o mundo (0,13 segundos).




E não podemos esquecer do crocodilo-de-água-salgada, que come gente, prepara emboscadas e pode chegar a medir 6 ou 7 metros e pesar 1 tonelada. Turistas desavisados que se encantam com a visão de praias australianas paradisíacas, de águas azuis e areias branquinhas (sem marcas de pegadas humanas) devem se tocar: não estão vazias sem motivo!!  




Com todos esses perigos de sua terra (e mais alguns que não mencionamos para não alongar muito este post), a fobia de Nicole Kidman é a motefobia, medo de...




... borboletas!!!





Curiosidade:


Nicole em Seul, no lançamento do relógio Omega De Ville Butterfly, em outubro de 2014. Ela pode ter recebido um polpudo cachê, mas dá para ver que não estava nem um pouco à vontade com tantas borboletinhas ao redor.



Veja fobias em outros signos:

Escorpianos

Geminianos (1)

Aquarianos

Librianos

Leoninos

Virginianos

Taurinos

Piscianos

Sagitarianos

Capricornianos

Cancerianos

Arietinos

Um comentário:

  1. Outro dia eu vi a foto que um australiano tirou de uma aranha arrastando um rato pra cima da geladeira dele!!Imagina o tamanho da aranha! Tá certo que o cara deve ser porco pra ter um rato e uma aranha na cozinha, mas o fato de ser na Austrália, pelo visto, explica muita coisa!! Eu não vou pra lá nem com passagem grátis de primeira classe!!

    ResponderExcluir